Em primeiro lugar, uma Planilha de controle financeiro é a chave para a organização e um fator importante para que uma pessoa tenha uma vida financeira saudável. Nesse sentido, separamos algumas dicas para você entender como usá-la da melhor forma. Continue lendo!

O que é uma Planilha de controle financeiro? 

Antes de mais nada, uma Planilha de controle financeiro nada mais é do que um "instrumento" que te auxilia a manter seus registros organizados.

Ou seja, como o próprio nome já diz, uma planilha no Excel ou onde quer que você consiga fazer, serve para compilar essas anotações e fazer o acompanhamento da melhor forma. 

Em outras palavras, você registra todos os seus ganhos e despesas, sem deixar nada de fora. Além disso, você ganha uma maior autonomia para julgar decisões futuras diante dos dados analisados na planilha. 

Como uma Planilha de controle financeiro pode te ajudar a se organizar?

A princípio, é uma ótima ferramenta para o planejamento, para possibilitar uma boa visualização das entradas e saídas de dinheiro, além das despesas mensais e quanto da sua renda está sendo comprometida com gastos variáveis e fixos.

Desse modo, a planilha simplifica a organização da renda variável a fim de que atenda os planos pessoais ou profissionais.

Nesse sentido, ela permite uma visão mais clara de toda a renda disponível de uma maneira mais desamarrada, trazendo o entendimento de quais despesas são necessárias ou não.

Sendo assim, viabilizando maior foco em projetos pessoais, viagens e também uma reserva financeira. Ou seja, nos projetos das metas de curto, médio e longo prazo.

Leia também o artigo “O que é independência financeira e como conquistá-la?”, nele falamos sobre metas e objetivos de curto, médio e longo prazo, além de te explicar quais são as ações que te permitem conquistar a independência financeira. 

Principais pontos de como a Planilha de controle financeiro pode te ajudar:

  • Simplifica a vida: todos os gastos estão centralizados no mesmo lugar
  • Facilita identificar problemas financeiros: afinal, alí você consegue enxergar quanto entra e quanto sai do seu dinheiro.
  • Visibilidade de desperdício: você sabe o quanto gasta com “besteira” e coisas “realmente úteis”? Vai ficar mais fácil descobrir.
  • Mais foco nas metas: uma vez que você entende o quanto entra e o quanto sai do seu dinheiro, fica muito mais fácil pensar em reservas e definir as suas metas. 

Planilha de controle financeiro como ferramenta para facilitar o seu dia-a-dia

Antes de mais nada, uma Planilha de controle financeiro pode ser o que falta para colocar as finanças pessoais ou da sua empresa em dia. De acordo com uma matéria do G1, apenas 17,8% dos entrevistados afirmaram que conseguem cobrir os gastos e poupar algum dinheiro ao fim do mês.

Na outra ponta, 42,7% disseram que a renda atual cobre os gastos, mas sem sobras. Outros 33,7% confidenciaram que os gastos são maiores que a renda mensal. Os demais não fazem nenhum controle financeiro e não souberam responder. 

Em uma pesquisa feita com a fintech Onze, 74% dos brasileiros dizem que o dinheiro é sua maior fonte de preocupação. O número é maior do que a angústia pela família (60%), pela saúde (57%) e pelo trabalho (44%).

Ou seja, a Planilha de controle financeiro é uma ferramenta importante para administrar o seu dinheiro, uma vez que, com ela, você consegue ter uma visão geral sobre o que pode ou não ser feito.

Quais são os tópicos que precisam existir em uma Planilha de controle financeiro?

Antes de mais nada, agora que você sabe o que é uma Planilha de controle financeiro e como ela pode te ajudar, veja o que é necessário conter na planilha para que você possa dar o próximo passo. 

Sobretudo, você deve registrar absolutamente tudo, investimentos, ganhos e principalmente despesas, como por exemplo, alimentação, casa, educação, entretenimento, pessoal, saúde, animal de estimação, transporte e outros.  

Tópicos essenciais para uma boa administração do dinheiro:

Escolha uma ferramenta

Em primeiro lugar, é importante entender como e onde você quer fazer esses registros, onde você terá o melhor entendimento e onde vai ser mais rápido, até mesmo os resultados. 

Não importa se é de forma manual ou não, saiba que utilizar programas específicos de computador que some e dê resultados mais rápidos, é mais eficaz para ter uma resposta.

A princípio, ferramentas como Excel e Google Sheets, são as mais usadas devido a fácil acessibilidade e controle. Elas oferecem comandos automáticos para contabilizar os resultados dos números através de fórmulas destinadas às células, como fórmulas de soma, subtração e divisão, por exemplo.

No entanto, existem uma infinidade de dispositivos disponíveis para organização de contas e controle de finanças.

Liste a fonte de renda

O próximo passo é registrar as suas fontes de renda. É classificar de onde vem o dinheiro, por exemplo: salário, investimento, aluguéis, etc. Logo, quando estiver criando a planilha, deixe espaço para colocar essas informações e entender qual é o seu montante.

Divida os gastos por categorias

A próxima etapa é criar dentro da mesma planilha outra tabela de informações, na categoria gastos e, dentro disso, as especificidades dessas despesas, como gastos fixos e variáveis ou da melhor forma para o seu entendimento.

De maneira geral, aluguel, IPTU, água, luz, internet, escola, alimentação, transporte e assim por diante. É importante organizar as ideias para que não se esqueça de nenhuma despesa.

Contudo, lembre-se que os gastos fixos são aqueles que se repetem todos os meses e o valor não varia, enquanto variáveis são aqueles que mudam todo mês de acordo com o uso.

Finalize

Agora, depois de listar a fonte de renda e dividir os gastos por categorias, insira os dados de acordo com os gastos e ganhos correspondente a cada categoria listada.

Tente anotar com o máximo de detalhes e exatidão possível, contando inclusive, os centavos para um resultado mais assertivo.

Em seguida, faça a conta final do que sobrou ou faltou durante o mês. Se você esta fazendo todo esse processo manualmente, é só você fazer as contas.

Mas, se estiver usando algum programa ou aplicativo, saiba que existe a possibilidade deles te darem os resultados automaticamente, inserindo fórmulas como as mencionadas anteriormente.

Por fim, some todos os ganhos. O resultado deve ser subtraído pela soma dos gastos, e pronto, você tem o resultado mensal da sua planilha. 

Desse modo, você analisa e cuida melhor do seu dinheiro e começa a se organizar e controlar suas finanças de maneira mais precisa e efetiva.

A DFLIX ensina você e sua família tudo sobre organizar e conhecer suas finanças

Idealizada por Reinaldo Domingos, a DFLIX é uma plataforma de streaming que disponibiliza métodos de educação do comportamento financeiro. Eles não vão resolver seus problemas por você, mas vão te ensinar a lidar com eles de uma maneira mais simples e eficaz. 

Com foco na mudança de hábitos de consumo, as disciplinas aprendidas são essenciais para te ajudar a realizar as suas metas.

Mas atenção:

O progresso só é efetivo através das ferramentas corretas, ou seja, você precisa ser fiel ao seu controle e suas finanças para que isso funcione.

Por fim,  agora que você tem o conhecimento sobre como criar uma Planilha de controle financeiro, acesse DFLIX e aprenda com sua família tudo o que você precisa saber sobre o universo da Educação do Comportamento Financeiro.

São cursos e séries originais feitos por especialistas que compartilham experiências reais. Comece a cuidar e organizar suas finanças com a DFLIX, assine agora.

Assine Anual
R$ 99,80

Assine Mensal
R$ 9,90

Assine agora

Ao aceitar nossas Políticas de Privacidade, você concorda com a utilização de cookies para oferecer uma melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizamos o conteúdo de nosso site.